Blog do Varanda

A HISTÓRIA DA PIZZA

22 de abril de 2020

A HISTÓRIA DA PIZZA

A pizza sem dúvida é um dos alimentos mais consumidos quando se trata de alimentação fora do lar. O brasil está entre os maiores consumidores de pizza do mundo. Os EUA são os primeiros da lista.

Segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o Brasil produz cerca de um milhão de pizzas por dia. Mais da metade é consumida no estado de São Paulo e em todo país são gastos mais de 22 bilhões com o alimento. São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo só perdendo para Nova York. No Brasil existem mais de 36 mil pizzarias, por isso a concorrência neste setor é tão grande.

Mas onde surgiu a pizza? Segundo historiadores, a pizza se disseminou na Itália a partir do século XVIII, mas é muito mais antiga do que isso.

A pizza tem 3 mil anos de história. No Egito ou na Roma antiga já se consumia uma série de produtos que lembravam a nossa atual pizza, quer seja nos ingredientes ou no cozimento.

Todas as civilizações conheceram alguns pães e produtos similares, feitos com farinha e água e assados em pedras e fornos primitivos. Das massas de arroz do oriente, das tortilhas mexicanas, dos pão pita dos gregos e árabes, o nan indiano e os blinis eslavos, todos de formato circular lembrando o sol ou a lua, ou a invenção da roda.

Uma das primeiras publicações sobre a pizza estão na obra L’economia del cittadino in Villa, de Vicenzo Tanara em 1644 e vem com uma série de receitas e com comentários e notas históricas.

Um outro momento que devemos recordar é a descoberta das américas e que trousse um dos principais ingredientes da pizza: o tomate.

Mas a pizza que conhecemos hoje veio primeira como uma invenção napolitana e depois italiana. No século XVII a pizza era preparada em fornos a lenha e vendida nas ruas em cestos que eram equilibrados por meninos.

Somente na virada dos séculos XVII para XVIII é que as pessoas começaram a consumir as pizzas nos locais onde eram fabricadas e assim surgiram as primeiras pizzarias. E na segunda metade do século das oitenta pizzarias em Nápoles, umas 20 colocaram à disposição dos clientes uma área com mesas.

A pizza cada vez mais foi fazendo parte do cotidiano das pessoas, seja no almoço ou no jantar, mas até esse momento a pizza era um produto da população mais simples, vendida nas ruas, feiras e praças de Nápoles.

Mais somente em 1889, os nobre passaram a apreciar essa iguaria. Cansada da “monotonia da cozinha francesa” a rainha Margherita de Savóia quis experimentar a pizza e mandou um mensageiro real convidar à corte o pizzaiolo Rafaelle Esposito e sua mulher ao palácio. A bordo de sua charrete o pizzaiolo levou os ingredientes para o preparo das pizzas. Rafaelle preparou três pizzas. A primeira foi a base de azeite queijo e manjericão. A segunda à base de pequenos peixes. Mas foi a terceira pizza que fez muito sucesso. Com as cores da bandeira da Itália, ele preparou uma pizza a base de mussarela, tomate e manjericão e recebeu o nome da rainha. A partir deste momento a pizza se disseminaria para o restante da Itália. Uma outra versão afirma que a pizza foi feita de improviso e que já existia, e o evento só serviu para dar um nome a pizza e um contexto histórico. Eu prefiro a primeira versão, o que torna a pizza marguerita uma história mais romântica

A pizza Marguerita é um exemplo de como a lenda do surgimento de um alimento se confunde com dados históricos. Seja a história falsa ou verdadeira, é um caso incrível de uma invenção de tradição.

Uma outra lenda conta que a pizza se tornou um evento social devido a igualdade dos cortes das fatias e dos pedaços. Dizem que foi inspirada nos cavaleiros da tábula redonda do rei Artur, onde para quebrar o protocolo da época, ele fez uma mesa redonda onde seus cavaleiros se sentavam com o rei e podiam dar suas opiniões de forma de igualdade de todos que ali estavam. As mesas nesta época eram retangulares e o rei se sentava na ponta, e todos ouviam o que ele falava e determinava.

Com isso a pizza se tornou um evento social e todos podem comer os pedaços de forma igual. Em se tratando de um evento social no Brasil, a pizza só perde para o churrasco.

Independente das histórias ou das lendas, a verdade é que a pizza se tornou muito popular.

Assim ela ficou conhecida e se espalhou para o resto do mundo, tornando- se um dos alimentos mais procurados por todos.

 

E viva a pizza!

 

 Chef Sandro Pelegrino